Leia a Bíblia...

29/05/2013

Seção na Camara: Emenda que Beneficia professores é votado

Na seção ordinária da câmara municipal ontem (28/05), foi apresentado e lidos os projetos de Lei 09/2013 - dispõe sobre a reorganização do controle interno do poder executivo do município de Ilha Grande - PI e dá outras providências e o projeto de Lei 010/2013 - dispõe sobre a criação do conselho municipal de acompanhamento e controle social do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e valorização doa profissionais da educação 'conselho do FUNDEB. 

Também foi votado o parecer sobre o veto parcial da emenda referente ao piso salarial dos servidores do magistério, de autoria do vereador Edmar 'O sargento'. 

Segundo Edmar o objetivo da Emenda foi alcançado e contemplou os direitos adquiridos no Plano de Carreira e Salário do Magistério,  já que foi mantido no artigo Primeiro, o parágrafo Primeiro e os incisos I e  II, apenas sendo vetados os incisos III e IV do citado parágrafo.

Solidariedade Através de Mutirão

A família do Sr. Eliéser  me procurou por estar numa situação ímpar.

A família é composta do casal e mais 06 crianças, a menor com menos de 01 ano e o maior de 11 anos, totalizando 08 pessoas.
Conseguiram um terreno nas proximidades da Vila São Miguel, começaram uma casa, mas não deu para terminar e não estavam em condição de pagar aluguel, pois Eliéser estava desempregado.
Por isso improvisaram uma barraca de lona preta, mas como estamos em um período de chuvas, a situação ficou insustentável, pois as crianças estavam expostas as condições insalubres e climáticas.
Conversei com a Secretária de Assistência Social, Sra. Michelle Silva, que visitando a família juntamente com a Assistente Social fizeram um cadastro e então forneceram o restante do material para a terminação da casa.
Convidei alguns companheiros e doamos a mão de obra.
A família hoje já se encontra debaixo de um teto.
Graças a Deus!





TSE publica resolução que reduz vagas de deputados federais

O Diário de Justiça publicou, nesta segunda-feira (27), a Resolução nº 23.389/2013 que estabelece o número de vagas para o cargo de deputado federal por Unidade da Federação, bem como as cadeiras a serem disputadas nas Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital para as eleições de 2014. O total de vagas para parlamentares estaduais/distritais – somando todos os Estados e o Distrito Federal) será de 1.049, dez a menos que nas Eleições 2010.
As vagas de parlamentares estaduais foram recalculadas após uma nova definição nas bancadas federais, em virtude da análise de um pedido, feito pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que foi deferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria, na sessão do dia 9 de abril deste ano.
De acordo com a resolução, que levou em conta a Lei Complementar nº 78/1993 e os novos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação à população brasileira por Estado a partir do Censo de 2010, para a legislatura que se iniciará em 2015 o Pará é o Estado que mais cresce em bancada na próxima Legislatura, ganhando quatro cadeiras (passando de 17 para 21). O Ceará e Minas Gerais terão mais duas cadeiras cada um (passando o Ceará de 22 para 24 e Minas de 53 para 55). Por sua vez, Amazonas e Santa Catarina aumentam sua respectiva bancada em um deputado federal (com o Amazonas indo de 8 para 9 cadeiras, e Santa Catarina, de 16 para 17).
Já os Estados da Paraíba e Piauí sofrem a maior redução de bancada. Perdem dois deputados federais cada um (passando a Paraíba de 12 para 10 e o Piauí, de 10 para 8). Já Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perdem um deputado na Câmara na próxima legislatura. No caso, Pernambuco vai de 25 para 24 cadeiras, Paraná, de 30 para 29, Rio de janeiro, de 46 para 45, Espírito Santo de 10 para 9, Alagoas de 9 para 8, e o Rio Grande do Sul, de 31 para 30 deputados federais a serem eleitos.
Já no caso das Assembleias Legislativas e Câmara Distrital, no total, o número de integrantes diminuiu de 1.059 para 1.049, sendo que alguns Estados ganharam novas vagas de deputados e outros perderam. Os Estados da Paraíba e Piauí tiveram as maiores perdas, cada uma de seis parlamentares. Paraíba de 36 para 30, e Piauí de 30 para 24. Em seguida, quem mais perdeu foram os Estados do Espírito Santo (de 30 para 27) e Alagoas (de 27 para 24). Os Estados que menos perderam foram o Rio de Janeiro (de 70 para 69), Rio Grande do Sul (de 55 para 54) e Pernambuco (de 49 e 48).
No sentido inverso, a Assembleia Legislativa do Pará ganhou quatro integrantes (de 41 para 45). Em seguida vem o Amazonas (de 24 para 27), Ceará (de 46 para 48) e Minas Gerais (de 77 para 79) e mais um para os Estados de Santa Catarina (de 40 para 41), Paraná (de 53 para 54).
 O caso
No dia 13 de março de 2012, a ministra Nancy Andrighi, relatora, deferiu o pedido durante sessão plenária, mas o ministro Arnaldo Versiani, que ainda fazia parte do TSE, pediu vista antecipada e, no dia 22 de março, sustentou a complexidade do tema, sugerindo converter o julgamento em um debate ampliado. Propôs, então, a convocação de uma audiência pública para discutir a questão, ouvindo todos os interessados, inclusive representantes de partidos políticos.
A audiência pública aconteceu no dia 28 de maio do ano passado, no TSE, com a presença de deputados e especialistas no assunto. Parlamentares do Amazonas defenderam, na ocasião, a redefinição das bancadas estaduais na Câmara dos Deputados para as eleições de 2014, ressaltando que o Estado deveria ter mais do que os oito deputados federais que hoje tem – podendo chegar a 10, caso a redistribuição das vagas ocorresse. Lembraram que, atualmente, o Amazonas tem uma população maior do que Alagoas e o Piauí, que têm, respectivamente, nove e dez deputados federais.
Legislação
Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção de cada uma das populações nos Estados. De acordo com o artigo 45 da Constituição Federal, o número total de deputados e a representação por Estado e pelo Distrito Federal devem ser estabelecidos “por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de 70 deputados”.
A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, estabelece que o número de deputados não pode ultrapassar 513 e que cabe ao IBGE fornecer os dados estatísticos para a efetivação do cálculo. Feitos os cálculos, o TSE deve encaminhar aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e aos partidos políticos o número de vagas a serem disputadas.
Confira a nova tabela estabelecida pela Resolução:
CÂMARA DOS DEPUTADOS:
São Paulo 70
Minas Gerais 55
Rio de Janeiro 45
Bahia 39
Rio Grande do Sul 30
Paraná 29
Ceará 24
Pernambuco 24
Pará 21
Maranhão 18
Goiás 17
Santa Catarina 17
Paraíba 10
Amazonas 9
Espírito Santo 9
Acre
Alagoas 8
Amapá 8
Distrito Federal 8
Mato Grosso do Sul 8
Mato Grosso 8
Piauí 8
Rio Grande do Norte 8
Rondônia 8
Roraima 8
Sergipe 8
Tocantins 8
TOTAL: 513
ASSEMBLEIAS LEGSLATIVAS E CÂMARA DISTRITAL:
São Paulo 94
Minas Gerais 79
Rio de Janeiro 69
Bahia 63
Rio Grande do Sul 54
Paraná 53
Ceará 48
Pernambuco 48
Pará 45
Maranhão 42
Goiás 41
Santa Catarina 41
Paraíba 30
Amazonas 27
Espírito Santo 27
Acre 24
Alagoas 24
Amapá 24
Distrito Federal 24
Mato Grosso do Sul 24
Mato Grosso 24
Piauí 24
Rio Grande do Norte 24
Rondônia 24
Roraima 24
Sergipe 24
Tocantins 24
TOTAL: 1049
 
Fonte: TSE

Nazareno Debate sobre a PEC 33/2011 em Parnaiba

Os vereadores Edmar 'O Sargento', Angelo Rodrigo e o assessor da câmara Carlos Augusto representaram a câmara municipal de Ilha Grande no debate da PEC 33/2011 que ocorreu no dia 24/05/13 na câmara municipal de Parnaíba-PI. Organizado pelo Partido dos Trabalhadores daquele município, através de seu presidente Edivan França, o debate contou com a presença do Dep. Nazareno Fonteles, como expositor do tema já que o mesmo é o autor da PEC.



28/05/2013

Bispo reúne autoridades locais

O Bispo Dom Alfredo e o Padre Vitório, reuniram-se com várias autoridades locais para discutirem sobre os Projetos e Problemas do Município.
Compareceram na reunião dentre outros: o Prefeito Herbert Silva, e os Secretários do Turismo e Desenvolvimento Econômico-Camilo Rodrigues; de Educação-Tânia Pereira; Social- Michelle Silva; Departamento de Aquicultura e Pesca-Régis Daniel; os Vereadores: Fátima Manteiga, Marene, Goreti, Maria da Guia, Meu Santo e Edmar O Sargento.



Após Fiscalização de Vereadores Postos de Saúde de Ilha Grande são Reformados

Após visitas dos vereadores Edmar "O Sargento", Da'Guia e Ângelo Rodrigues, nos postos de saúde e entrega de Relatório ao Prefeito e Secretário de Saúde de Ilha Grande os Postos João Silva Filho, no Barro Vermelho (R$ 61.813,46) e Padre Pedro Quiriti (R$ 65.866,62), no Centro estão sendo reformados.

Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde.

Parabenizamos o Prefeito Herbert Silva e o Secretário de Saúde Paulo Rogério pela iniciativa e eficiência.

Só tenho a ressaltar que o Posto João Silva Filho, no Barro Vermelho passaram por reformas nos governos passados, mas a estrutura sempre ficou deficiente comprometendo a qualidade do atendimento, esperamos desta vez que esta reforma venha verdadeiramente solucionar o problema, afirma o vereador Edmar "O Sargento"






21/05/2013

Matéria da UOL: Comissão de Ética decide investigar ministro da Pesca

Fonte: noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/05/20/comissao-de-etica-decide-investigar-ministro-da-pesca.htm?cmpid=cfb-politica-news&fb_action_types=og.recommends&fb_source=other_multiline


Marcelo Crivella (PRB-RJ), ministro da Pesca, será investigado pela Comissão de Ética da Presidência

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu abrir procedimento preliminar para apurar denúncias de irregularidades na gestão do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB). Ele estaria usando o cargo e a proximidade dos dirigentes de entidades sindicais de pescadores para ampliar o seu partido.
Segundo o presidente da comissão, Américo Lacombe, o colegiado quer explicações sobre supostas irregularidades na pasta denunciadas pela imprensa. "[Vamos apurar] uma série de coisas, denúncia de um partido e notícias da mídia, tem de tudo que vocês imaginarem", disse nesta segunda-feira (20) ao final da reunião da comissão.
Com base em reportagem do jornal "O Globo", o MD (Mobilização Nacional) entrou com um pedido na Comissão de Ética de investigação para identificar se se comprovam as denúncias de conflitos de interesses públicos e privados. O ministro também teria usado a máquina pública para participar de eventos ligados a projetos pessoais. Em março, teria aproveitado viagem oficial ao Rio de Janeiro para entregar casas do programa Cimento Social.
Em outra denúncia, publicada no dia 10 de maio, a revista "Istoé" diz que a ONG (organização não governamental) Fazenda Canaã, ligada ao ministro, está recebendo apoio da Superintendência do Ministério da Pesca na Bahia para implantar um criadouro de tilápias com fins comerciais.
"Ainda que a atividade político-partidária não seja considerada, propriamente, uma atividade profissional, há uma suspeita de utilização do cargo de ministro para vitaminar seu partido político, em um claro conflito de interesses", afirmou o deputado Rubens Bueno (MD-PR), na representação enviada à comissão no último dia 14.
A conselheira da comissão, Suzana de Camargo Gomes, foi designada como relatora do caso. A partir da análise dela, informações serão cobradas de Crivella, que deverá se manifestar em prazo ainda a ser definido.
 
Procurado pelo UOL, o Ministério da Pesca ainda não se manifestou sobre o assunto. (Com Agência Brasil)
 

Lei do Ficha Limpa Municipal foi Sancionada

 O Prefeito Herbert Silva sacionou o projeto de Lei de autoria do vereador Edmar 'o Sargento' que disciplina as nomeações para cargos em comissão e funções gratificadas no âmbito dos ógãos do poder executivo e legislativo municipal e dá outras providências - Lei Nº 243,de 17 de maio de 2013 " Ficha Limpa Municipal".
Baixe o texto da Lei
 

Emenda é vetada parcialmente

O Poder Executivo encaminhou a mensagem de veto Parcial ao Autógrafo de Lei 244/2013 que versa sobre o piso salarial do magistério e reajuste salarial de professores e pedagogos do municipio de Ilha Grande-PI.
O mesmo será apreciado e votado em seção Ordinária nos dias 28 e 29 a partir das 20h.
Convido a todos os interessados a se fazerem presentes para acompanhar a votação da matéria.
Abaixo os textos da emenda e do veto.
Fonte: Edmar "O Sargento"



Preserve a Natureza! Parnaíba realiza Semana do Meio Ambiente 2013: 'Lixo: um desafio global'

A Prefeitura de Parnaíba realizará no período de 05 a 07 de junho no Campus da Uespi Alexandre Alves de Oliveira, a Semana do Meio Ambiente em Parnaíba com o tema: "Lixo: um desafio global". Com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a problemática dos resíduos sólidos e líquidos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará palestras, mini-cursos e mesa redonda para dar ênfase a uma discussão sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PRGS) em Parnaíba.


O evento é totalmente gratuito e tem como público alvo, acadêmicos de todas as áreas, sociedade em geral e empresários da região. Durante a programação estarão reunidos empresários, representantes da sociedade, estudantes e professores para se discutirem a respeito do lixo.

Nessa semana também será assinado um convênio entre a Uespi de Parnaíba, Empresa Júnior de Agronomia e a Secretaria de Meio Ambiente de Parnaíba para construção e funcionamento de um viveiro de mudas de espécies nativas de nossa região, para dar início a implantação de um programa de plantio de árvores em Parnaíba, contemplando avenidas, praças e outros espaços públicos.

Para a realização do evento, a Prefeitura de Parnaíba conta com parcerias da Uespi, Empresa Junior de Agronomia - Ejagro, Embrapa Meio Norte, Semar-PI e Secretaria Estadual das Cidades.

Fonte: PMP

15/05/2013

É Aprovada Emenda de Edmar sobre o piso do Magistéiro

Na última noite de 14/05, durante Assembléia Extraordinária, apresentei emenda à Lei 008/2013, que versa sobre o Piso Salarial do Magistério em Ilha Grande.
A mesma foi aprovada por 5 votos favorável e 3 contra.
A Emenda prevê direitos adquiridos com a lei Federal N° 012/2011, que trata do Plano Nacional de Carreira dos Trabalhadores em Educação. 


Associação dos Idosos comemora 15 anos e homenageia as Mães

Vereador Edmar "O Sargento" no último dia 11/05, esteve participando das comemorações dos 15 anos da Associação dos Idosos de Ilha Grande e na mesma ocasião as mães foram homenageadas.
A festa foi na sede provisória da Associação, situada na Rua São Paulo, na residência do Sr. Diniz, presidente da mesma.
A programação incluiu Missa; Atendimento de saúde com aferição de pressão arterial, dentre outros pelo Instituto Wanda Horta; Capoterapia, Baile, Sorteio de Brindes e um coquetel.
Foi um evento muito bom, estão de parabéns a Associação e os associados, a única coisa que tenho a ressaltar é a falta de um maior apoio do Poder Público.  Inclusive vou propor que possa ser utilizado o antigo prédio da Assembléia de Deus, situado na Rua da Glória, que é público, como sede da Associaçao dos idosos, declarou o Vereador Edmar.




Vereador Edmar "O Sargento" fiscaliza pontes


O Vereador visitou no último sábado (11/05) as pontes do Igarapé Barro Vermelho e Igarapé Mãe da Lua, que ligam Ilha grande a Parnaíba.
Verificando que as estruturas estão necessitando de vistoria por técnicos habilitados, pois num olhar leigo a estrutura está comprometida.
Na próxima sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, Edmar "O Sargento", irá apresentar um pedido formal de vistoria das mesmas.  Também encaminhará o pedido para a Assembléia Legislativa Estadual, acrescentando ao pedido a reforma da estrada, PI-210.
Tenho me preocupado com as condições dessas estruturas, uma vez que devido o projeto de esgoto sanitário do município, muita carga pesada passaram sobre a estrada que liga os dois municípios, disse Edmar.



09/05/2013

Amanhã Reunião de Esclarecimentos sobre Lei que definirá o salários do Magistério


Segunda-feira ( 06/05) houve uma reunião com todas as Comissões da Câmara sobre o projeto de Lei N°008/2013, que versa sobre o piso e reajuste salarial do Magistério, incluindo professores e pedagogos do município de Ilha Grande, no que foi solicitado a Prefeitura que prestasse melhores esclarecimentos.
Atendendo a solicitação da Câmara o prefeito enviou um representante para fazer uma exposição do Projeto, que será amanhã (10/05), às 15h, na Câmara Municipal.
Também estarão presentes todos os vereadores e a assessoria da Câmara.

Convite: Associação de Idosos

Associação de Idosos de Ilha Grande

O presidente da "Associação de Idosos" Francisco Mendes Diniz, convida Vossa Senhoria para a solenidade comemorativa ao Dia das Mães e aniversário de 15 Anos de nossa Associação.
Data: 11.05.2013
Hora: 15h (três da tarde)
Local: Rua São Paulo, 332

Vereadores visitam projetos de Contenção de Dunas

Hoje (09/05) pela manhã, os vereadores Ângelo Rodrigo, Maria da Guia, Edmar " O Sargento" e o geografo Antonio Afonso que representa a CONSPLAN, empresa responsável pela exercusão do projeto CONTENÇÃO DE DUNAS no município de Ilha Grande, fizeram uma visita de campo, especificamente na área 03, estabelecida pelo projeto, no intuito de ver e acompanhar de perto o andamento dos trabalhos.
O projeto já tem 07 meses de duração, vai até JULHO/2014.
Foi feito o cercamento de 133Ha, bem como plantio de cajueiro, jatobá, murici, podói, guajiru, em boa parte da área das dunas.
As Biomantas, segundo Antonio Afonso, estarão chegando ainda esta semana para que sejam implantadas na área.
É emocionante ver a realização de um projeto após anos de lutas e reivindicações. Disse o vereador Edmar "O Sargento".




 fotos: Ângelo Rodrigo

07/05/2013

Projeto Venda de Peixe Vivo em Parnaíba Inova mais uma Vez: Na Compra de Peixe Leve Grátis Muda de Árvore

 Com o objetivo de aumentar o consumo de peixes com excelente padrão de qualidade no município de Parnaíba-PI a Associação dos Pescadores e Pescadoras de Manjuba do Igaraçu-APMI vem desenvolvendo o “Projeto Venda de Peixe Vivo na Feira Livre”.
A APMI comercializa a manjuba ao preço de R$ 6,00/Kg (eviscerada). Já a Tilápia do Nilo, continua ao preço de R$ 8,50/ kg. O projeto é instalado na rotatória da Av. Dr. João Silva com a Av. do Contorno (via de acesso ao aeroporto de Parnaíba) todos os sábados das 7h:30 ás 14h:00.
No intuito de contribuir com a arborização do município e como uma ação de responsabilidade socioambiental a APMI estará doando uma muda de planta aos clientes que comprarem acima de 3kg de peixes.
Além do excelente preço, o pescado comercializado apresenta um diferencial pelas condições mencionadas abaixo:
·         Peixe cultivado por piscicultores familiares através do associativismo
·         Venda do peixe vivo (Tilápia) e Manjuba
·         Abate humanitário (choque térmico) realizado no momento da compra
·         Boas condições de higiene sanitária
·         Doação de mudas de árvore (parceria da APMI com o Arroz Fazenda)
  * Promoção valida até quando durar o estoque das mudas.
O peixe é comercializado em seis tipos de cortes:
Corte A. Tilápia Inteira Eviscerada;
Corte B. Tilápia Tronco;
Corte C. Tilápia em Posta;
Corte D. Filé de Tilápia com ou sem Pele;
Corte E. Filé de Tilápia tipo Borboleta;
Corte F. Tilápia Tipo Churrasco;
Manjuba Inteira ou Eviscerada.
Toda população está convidada a visitar e avaliar nosso projeto.
Apoio: Escritório de Apoio Técnico da CODEVASF município de Parnaíba-PI. 

Associação dos Pescadores e Pescadoras de Manjuba do Igaraçu do Município de Parnaíba-Piauí -APMI
" Unidade de Piscicultura em Tanques Rede" Rua Pilo Carpina Nº 717, Rosápolis, Parnaíba/PI 
CEP: 64200-970, CNPJ- 07.211.710/0001- 00
Contatos:
(86) 9985 4268 (tim)
(86) 9451 2064 (claro)
(86) 9451 3866 (claro)

03/05/2013

Colocado em Discussão Piso Salarial dos Professores

Além do projeto Ficha Limpa, foi votado e aprovado dia 30/abril/2013, o projeto de lei N° 001/2013, que dispõe sobre a criação de Cargos na Estrutura Administrativa da Câmara - Motorista.

E Foi apresentado, lido e encaminhado às comissões o projeto de Lei de Iniciativa do Poder Executivo que trata do Piso Salarial dos Professores da Rede Municipal de Ensino.

O mesmo será votado numa sessão extraordinária convocada pela Câmara Municipal.

"Que os Servidores da Rede Municipal de Educação fiquem atentos para defender seus interesses, estarei aguardando a manifestação da classe para apoiar no que for possível, como sempre fizemos, por exemplo na votação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município de Ilha Grande Lei N°012/2011." Disse o Vereador Edmar.

Lei da Ficha Limpa Municipal é aprovada por Unanimidade


Na última sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Ilha Grande, do dia 30/abril/2013, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei N° 002/2013, de Autoria do vereador Edmar "O Sargento".

Na ocasião o vereador Edmar "O Sargento" agradeceu o apoio dos demais legisladores da casa e logo que a lei for sancionada e publicada pelo prefeito, espera que a Câmara possa dar ampla publicidade, bem como encaminhar aos órgãos fiscalizadores - Ministério Público, TCE, Tribunal de Justiça, TRE, dentre outros, declarou Edmar.



Criada a lei que tira exigencia de comprovante de residência

Por iniciativa do Deputado Fábio Novo - PT, foi criada a Lei N° 6.350, de 25/abril/2013, que visa diminuir a burocracia e simplificar a vida dos piauienses.  A nova legislação estabelece normas onde a declaração de punho do interessado suprirá a exigência do comprovante de Residência.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes