Leia a Bíblia...

27/09/2013

Capacitaçao em Horticultura para pequenos Produtores dá frutos




Em julho houve o curso de capacitação para pequenos produtores rurais, ministrado pelo SENAR, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilha Grande.

O mesmo teve o objetivo de Capacitar as pessoas participantes para desenvolver hortas de fundo de quintal e assim ajudar na alimentação saudável e na renda familiar, pela venda de produtos orgânicos.

Hoje já três grupos produzindo: 02 no Baixão e 01 na Vila Nova(centro).

Diante do sucesso, o Sindicato Rural já viabilizou para quem perdeu o primeiro curso uma nova oportunidade para a Capacitação e para os que já fizeram, a II Etapa: Controle de pragas e manejo da produção.

Os interessados procurar o Sr. Régis Daniel.

Enquanto não chega o Calçamento Comunidade se mobiliza




A Comunidade Vila Nova (Bairro Centro) está se mobilizando e aterrando a Rua Projetada trecho 14, 88, 08 e travessa 08 de aproximadamente 500m de extensão.

O material usado é natural, casca de marisco, entulho, matacão e areia amarela.

A mão de obra são os moradores da própria comunidade e as despesas são rateadas entre os mesmos.

A iniciativa tem o apoio da Associação Porto Rico, Cal e Baixão, que viabilizou  o trator; Prefeitura Municipal cedeu uma caçamba e um trator com pá mecânica; Régis Daniel e o Vereador Edmar "O Sargento" que estão contribuindo e ajudando na articulação e execução da obra.


21/09/2013

Vereador luta por Sede Própria de Marisqueiras

Dia 10/set, pela manhã o vereador Edmar "O Sargento" esteve em reunião, na Assembleia Legislativa, no gabinete do Deputado Estadual Cícero Magalhães, com o Assessor Marcus Vinícius, tratando de detalhes da Emenda Parlamentar sobre o Projeto de Estruturação da Atividade de Extração e Beneficiamento do Marisco no Município de Ilha Grande-PI.

O Projeto prevê a construção de uma Sede para as Marisqueiras, como podem ver a planta abaixo.

Esperamos que tudo corra favorável e que as Marisqueiras tenham um lugar para reunirem-se e trabalharem com melhores condições.

Pescadores! A luta continua

Esta semana recebi uma mensagem de um representante dos pescadores artesanais, que relatava sobre a situação sobre de melhora (no atendimento), na Superintendência da Pesca e Aquicultura no Piauí... 

Fiquei contente, pois travamos uma luta em prol dos pescadores artesanais (principalmente do nosso PIAUÍ). 

Pois queremos que estes@ trabalhadores@ da pesca sejam respeitados... 

Vamos Adiante... 

Nosso Gabinete esta de portas abertas pra esta classe também... A Luta Continua.


Barro Vermelho finalmente vai ter água

Os vereadores, Ângelo Rodrigo, Edmar “O Sargento” e Raimundo Nonato “ Meu Santo”, estiveram na sede da AGESPISA – Gerencia Regional de Parnaíba, para tratarem sobre a obra que levará abastecimento de água ao bairro Barro Vermelho. 
O diretor Euclides informou aos vereadores que a obra foi iniciada dia 16/09/2013.
segundo o diretor, serão 5.160m de rede com tubulação de 150 milímetros e o custo será de R$ 700.000,00(setecentos mil reais) para um trecho que se estenderá da Comunidade até a estação de tratamento de esgoto. 
Os parlamentares pediram explicações sobre a atual situação do abastecimento da cidade. O Diretor explicou que a AGESPISA já está tomando algumas providencias e já tem projeto pra aumentar a estação de tratamento do Bairro Cal.
Por isso, comemoramos mais uma vitória do mandato, do povo e dos nobres vereadores que foram à luta, juntamente conosco, honrando o mandato que o povo nos outorgou e do debate que fizemos nos 21,22 e 23 de março no FÓRUM GESTÃO SOCIAL DA ÁGUA.

A vitória foi de todos!




Não é de hoje a luta do vereador Edmar por melhorias na rede de abastecimento de água na Comunidade Barro Vermelho. Veja as noticias relacionadas:


Mais um Mutirão

A solidariedade a partir do mutirão da casa própria...Iniciado em 07/09/13, sempre nos finais de semana.

Estamos em fase de conclusão da casa do senhor Chiquinho (de camisa amarela), localizado na vila São Miguel. 

Queremos agradecer os companheiros: Gilvan, Nonato, Valdo, Eliezer (que também teve sua casa construída em regime de mutirão), vereador Edmar ' O Sargento', Cepisa, Pitaço e principalmente sua mãe Dona Mundoca pelo apoio... 

Bola pra frente, por mais CIDADANIA e SOLIDARIEDADE



Vereador prestigia III Copa dos Campeões

Dia 15/set, estive na entrega de premiações, pros finalistas da III copa dos campeões da cidade de Ilha Grande-PI.






12/09/2013

Verador vai a Capital buscar Melhorias para Ilha Grande

Vereador "Edmar O Sargento" em audiência com Secretário das Cidades Merlong Solano

Agenda do Vereador na Capital

Dia 10/set, pela manhã - Audiência com Secretário das Cidades, Sr. Merlong Solano, buscando Recursos para Projeto de Moradia - Melhoria Habitacional, no que fomos orientados a fazermos contato direto com a CEF.

Dia 10/set, pela manhã - Assembleia Legislativa, no gabinete do Deputado Estadual Cícero Magalhães, com o Assessor Marcus Vinícius, tratando de detalhes da Emenda Parlamentar sobre o Projeto de Estruturação da Atividade de Extração e Beneficiamento do Marisco no Município de Ilha Grande-PI.

Dia 10/Set, à tarde - Diretoria dos Correios do Piauí, em audiência com a Sra. Ianara, juntamente com o presidente da Câmara de Ilha Grande, Raimundo da Cunha (Meu Santo), tratando de assuntos referente a abertura, no município, da agência dos Correios.  Onde a mesma informou que uma equipe, no final de setembro, estará visitando as instalações para providenciar o que falta e em outubro será a inauguração.

Dia 10/set, à tarde - Escritório Deputado Nazareno Fonteles para ver o andamento da emenda Parlamentar que beneficiará o município com mais verbas federais para Pavimentação de Ruas de Ilha Grande. Lembrando que o Deputado já teve em 2011, emenda aprovada no valor de R$ 300mil e que só não foi executado devido a falta de apresentação de documentação por parte do poder público municipal em tempo hábil, o que esperamos que nesta nova administração não ocorra o mesmo.




Campo da Bacia é cercado e comunidade reclama



Estive na comunidade Baixão, segunda (09) e constatei que uma das principais área de lazer da comunidade, o Campo da Bacia foi dividido ao meio por uma cerca, causando transtorno as crianças, jovens e esportistas do lugar.

Solicitada audiência com o Prefeito, onde estiveram presentes os vereadores Edmar "O Sargento", da Guia e Marlene, vimos que a família que cercou a parte do campo tem o Aforamento de um terreno na área, faltando verificar se realmente corresponde a área cercada e buscando uma solução para o impasse.

Por ser usado por muito tempo como área de prática esportiva, constituindo área tradicional de uso público, desde das primeiras casas, está sendo reivindicado pela comunidade, para que continue sendo de uso público.

Para isso estão mobilizando-se, através de abaixo-assinado, e outros meios, tentando sensibilizar a família da importância deste pedaço de chão para toda a comunidade.

03/09/2013

Barro Vermelho e o Problema da Água

No dia 31/maio/2013, em solenidade na câmara municipal de Ilha Grande, o governador do Estado, Sr. Wilson Martins, assumiu alguns compromissos com o município, dentre estes, assinou as ordens de serviços de recuperação e alargamento da estrada trecho Ilha Grande/Parnaíba (PI-210) e  juntamente com o presidente da AGESPISA, o projeto de abastecimento de água para a comunidade Barro Vermelho... 
Até hoje pelo que sabemos, pouco se fez... Ainda continua só na ordem de serviço.
Materia relacionada:  http://edmarosargento.blogspot.com.br/2013/02/vereador-luta-por-melhoria-em.html







Correios, A luta continua



Vereador Edmar enviou a Nova Superintendente dos Correios ofício expondo a situação do município, colocando-se a disposição no que for possível e pedindo a agilização na abertura da sede no município.
Abaixo o oficio

ILHA GRANDE, (PI). 30 de agosto de 2013
OFÍCIO GAB/Nº. 21/2013


A: DIRETORA REGIONAL DOS CORREIOS DO PIAUÍ
Ilma. Sra. Joana D'Arc da Silva Nery
Telefone: (86) 3301-3501 Fax: (86) 3301-3590


Ilustríssima Senhora Diretora:
Ref: ESCLARECIMENTOS SOBRE ABERTURA DA AGÊNCIA DOS CORREIOS EM ILHA GRANDE PI
Venho solicitar esclarecimentos quanto a demora da abertura da agência dos Correios em Ilha Grande – Piauí, já que o prédio foi reformado para adequação do uso e se encontra alugado desde 2012, FOTO ABAIXO.
Solicito ainda o funcionamento da agência com pelo menos o atendimento básico: venda de selos, sedex, recebimento e entrega de cartas, etc...
Desde 2009 que estamos sem nenhum posto de atendimento no município, a população, cerca de 10mil habitantes, tem que se deslocar ao município vizinho para mandar uma carta social. Sem contar as populações ribeirinhas da região e dos povoados do Maranhão que passam pela nossa cidade, que é o verdadeiro Portal do Delta do Parnaiba.
Hoje uma moto faz a entrega das correspondências, 03(três) vezes por semana nas residências do Centro da cidade e as demais comunidades têm caixas postais na agência de Parnaiba, cidade mais próxima, causando muitos prejuízos por atrasos em correspondências, entregas de boletos, encomendas, etc.
Coloco-me a disposição para fazer o que tiver ao meu alcance para agilizar a Abertura da citada Sede e renovo os nossos mais sinceros votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Edmar Pereira dos Santos


Vereador de Ilha Grande – PI




Em resposta a Requerimento Secretário de Saúde dá esclarecimentos

Na sessão do dia 29/agosto/2013, tivemos a presença do Sr. Paulo Rogério, Secretário de Saúde, para prestar esclarecimentos sobre sua pasta.
Para aumentar a capacidade, o PSF/Centro irá atender 02 turnos para ter atendimento de de 7h manhã às 7 da noite, isso a partir do dia 01/Setembro/2013.
Vereadora Marlene indagou sobre a falta de atendimento odontológico nos 03 postos (Cal, Centro, Tatus), no que o Secretário respondeu que o problema era de estrutura, a energia fraca não suporta a aparelhagem.
Edmar O Sargento perguntou sobre o emprego dos recursos destes últimos meses e a qualidade dos serviços, pois os mesmos são da ordem de R$ 1.055.615,72 e a saúde bucal de R$ 113.730,00, no que o secretário respondeu que teve problemas em algumas licitações (atrasos), energia não suficientes, mas tomaram as providências inclusive na melhora das estruturas físicas das unidades de atendimento.
o Vereador Rodrigo questionou a falta do diálogo com os vereadores, no que respondeu que estava viajando e por isso não pode receber os vereadores.
Quanto a falta de consultas, Paulo Rogério disse que não tem conhecimento do fato.
Da Guia questionou o carro que foi comprado para visitas do PSF, o secretário afirmou que o carro não é só para visita é para atender toda e qualquer necessidade da secretaria.

Projeto prevê redução de Imposto para Usina Eólica


Dia 22/08, às 9h aconteceu uma reunião da assessoria jurídica da prefeitura municipal com vereadores aqui da Ilha, para esclarecimento quanto o projeto de Lei Nº 011/2013 que dispõe sobre a redução da alíquota do imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza - ISSQN e dá outras providências. 

No Art. 1º - O projeto em discussão pretende reduzir de 5% para 2% a alíquota do imposto de Serviço de Qualquer Natureza - ISSQN, incidente sobre os serviços destinados à implantação e construção de usinas geradoras de energia eólica e os sistemas de transmissão de uso exclusivo das mesmas, referentes aos projetos que iniciarem sua implantação a partir de 2013.

O mesmo foi apreciado e depois de devidamente esclarecidos todos os pontos pela assessoria jurídica  da Prefeitura foi aprovado por unanimidade.

01/09/2013

Vereador distribui cartilhas com Leis que beneficiam Juventude

O Vereador Edmar "O Sargento" está distribuindo cartilha com as principais leis relacionadas a Juventude:




Vereador Edmar O Sargento tem 03 requerimentos aprovados e encaminhados


  Vereador Edmar "O Sargento" submeteu a votação na Câmara de Vereadores 03 (três) requerimentos que tendo sido aprovados foram encaminhados para o Executivo para as devidas providências.
Os pedidos são os seguintes:
01 - AMPLIAÇÃO DA CAPTAÇÃO DE LIXO, com colocação de tambores e lixeiras em pontos estratégicos da cidade, principalmente nas praças e no campo de futebol do CSR – Centro Social Rural.
02 - a ILUMINAÇÃO DAS QUADRAS POLIESPORTIVAS do Município de Ilha Grande, pois as mesmas além de se encontrarem em condições precárias para a prática de esportes, à noite serve como ponto de práticas ilícitas diversas.
03 - a CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DAS MARISQUEIRAS DE ILHA GRANDE, no terreno situado na Estrada para os Tatus, próximo a Assembleia de Deus a cerca de 100m do Porto dos Tatus, hoje a área se constitui de uma lagoa e tem plantado um capinal, a área será melhor utilizada pela comunidade como ponto de lazer, pelos Turistas que chegam a nossa cidade e pelas Marisqueiras com um ponto de venda dos seus produtos, artesanatos, bem como demais produtos típicos da região.

Vereador recebe visita dos Pequenos Criadores em seu Gabinete

Dia 28/08 recebi em meu gabinete representantes da ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGROPECUARISTAS DA ILHA GRANDE, falamos sobre os desafios enfrentados pelos pequenos criadores e como posso ajudá-los nesta empreitada.



Em Reunião com Prefeito vereadores pedem providências quanto ao Transporte para Universitários

Em reunião com o Prefeito Herbert Silva dia 28/08, um grupo de vereadores, dentre eles Edmar O Sargento, solicitaram providências quanto ao transporte para os Universitários, segundo a nova lei federal Nº 12.816 de 05/06/2013.
O prefeito esteve com a Secretária de Educação Sra. Tânia Pereira, pedindo que a mesma estude como adequar o transporte diurno, pois o noturno já estava disponível e agilize os procedimentos  para o cumprimento da lei acima citada, logo após o 7 de setembro.
Vereadores Edmar "O Sargento", Ângelo Rodrigues, Goreti e Da Guia em reunião com o prefeito Herbert Silva

Reunião sobre Projeto de Contenção das Dunas




Aconteceu 21/08 pela manhã na sede da CONSPLAN no bairro Tatus, reunião com a CODEVASF - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA e SEMAR - SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO PIAUÍ, para tratar sobre o atraso na liberação dos recursos para o Projeto de Contenção de Dunas. 

A reunião foi convocada pelos nove vereadores através de oficio, pois o projeto esta paralisado á mais de 15 dias. Foi esclarecido que o atraso aconteceu por problemas burocráticos, que já foram sanados, e será repassada a segunda parcela à empresa que executa o os trabalhos (CONSPLAN). 

Também foi discutido com a CODEVASF, o Projeto de uma sede para a Associação das Marisqueiras, que ficou para uma segunda reunião com o Prefeito. 

Estiveram presentes os Vereadores, Ângelo Rodrigo, Edmar O Sargento, Marlene, Fátima Manteiga, Gorete, Henrique do Paulão, a ONG ILHA ATIVA, Diretores da CODEVASF, Roseana Secretária da SEMAR, representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal da Pesca.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes