Leia a Bíblia...

31/03/2015

Vereador Edmar Visita Comunidade Pantanal

Na tarde do dia 18/marco, o vereador Edmar ' O Sargento', fez visita aos moradores da comunidade pantanal, na oportunidade em que pode constatar em loco e ao mesmo tempo ouvir os RECLAMES dos moradores, quanto a falta de acesso (estrada), iluminação precária e a falta de água encanada. 
O Sr. Camocim ' a gente nem pode comprar um objeto de valor pra enfeitar a casa, a dificuldade de trazer até aqui é grande, a falta da rede de energia é outra situação ruim pra nós, se quiser ter água e luz temos que pagar caro lamenta o morador. 
Como as fotografias mostram, ainda falta muito por fazer pelos moradores e o bairro pantanal, para o vereador só será possível mudar essa realidade, se houver um esforço do poder público na busca e implementação das políticas públicas, para mudar a realidade e a situação de infra estrutura do bairro




Estudantes esclarecem dúvidas sobre Transporte Universitário

Registro da reunião na tarde do dia 16/março, com a comissão dos estudantes universitários de Ilha Grande, o chefe de gabinete do prefeito Reginaldo Junior, o chefe do departamento de transporte Junior do cachimbo e o vereador Edmar ' O Sargento'. 
A reunião teve o objetivo de esclarecer e sanar algumas dúvidas dos estudantes, o vereador achou positivo a reunião, uma vez que o transporte continua pela manhã e noite, transportando os alunos para as instituições de Ensino Superior em Parnaíba bem como, foram esclarecidos as interrogações da comissão



CONTENÇÃO DE DUNAS

Matéria do Cidade Verde
Deputados aprovam requerimento para contenção de dunas em Ilha Grande

O deputado estadual Hélio Oliveira (PTC) apresentou requerimento, nesta terça-feira (10), solicitando ao Governo do Estado a aquisição de 200 carradas de palha de babaçu para a fixação de dunas no povoado Tatus, localizado no município de Ilha Grande, numa extensão de 25 hectares de terra. A solicitação foi aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares.
"Estamos atendendo a um pedido da Associação Comunitária do Bairro Tatus, que ao longo dos anos vem sofrendo com o avanço das dunas em direção às casas dos moradores, assim como rumo à estrada que liga ao porto de embarque para o Delta do Parnaíba. Temos que aproveitar o período chuvoso para que as palhas sejam fixadas, evitando o futuro isolamento da comunidade", explica o parlamentar.
Ao defender o requerimento em plenário, o deputado contou com o apoio da deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), que também é da região de Parnaíba. "O avanço das dunas é um grande problema no nosso litoral, não só na região da Lagoa do Portinho, como também na estrada em direção à Macapá. É uma causa que defendemos e estaremos prontos para ajudar o amigo a enfrentar", afirma a deputada.
O requerimento foi encaminhado ao governador Wellington Dias (PT) e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente para a tomada das devidas providências.

Fonte: Portal CidadeVerde - 11-03-15


EMATER/Parnaiba irão entregar sementes a agricultores familiares de Ilha Grande

Estiveram (dia 11/março), no escritório regional do EMATER/Parnaíba, os vereadores Henrique do Paulão, Maria da Guia, Edmar 'O Sargento' e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo e Meio Ambiente Tatiane Carvalho, para assinar termo de compromisso na entrega de sementes para o agricultores familiares de Ilha Grande.

A solenidade contou com a presença do Coordenador Regional José Fernandes Maia e do técnico Valter



10/03/2015

Ilha Grande, Melhorar a Estrutura é necessário...



" As comunidades ainda sofrem com a falta de energia, rede de água e estradas (a falta de acesso em função dos estreitos becos), são reclamações comuns nas visitas do vereador Edmar 'O Sargento', durantes sua passagem pelas comunidades da ILHA.

No dia (07/03) à tarde, o parlamentar visitou o bairro Cal e pode presenciar a iniciativa do pescador artesanal Alberto Ceará com a construção de um pequeno tanque para criação de peixe em cativeiro onde a prefeitura municipal (através do departamento de transporte) apoiou cedendo a retroescavadeira para ampliar o projeto.

Para o vereador, é preciso juntar forças dos governos Federal, Estadual e Municipal, para ampliar as políticas públicas nos bairros e amenizar o sofrimento das famílias".

Dia da Mulher



" Parabenizamos a todas as mulheres que fazem acontecer na Ilha Grande, no Piauí e no Brasil... são os votos do vereador Edmar O Sargento' pela passagem do seu dia e por tudo que a MULHER representa na construção da nação Brasil".

Agenda de Edmar em Teresina prossegue

  Dia (05), pela manhã,, o vereador Edmar 'O sargento', fez uma vista ao Sr. Flávio Mizael chefe do escritório regional da CODEVASF, no intuito de buscar informação quanto ao PROJETO DE CONTENÇÃO DE DUNAS e outros projetos para beneficiar a comunidade Ilhagrandense, uma vez que já foi concluído a 1ª etapa do projeto, e por estarmos no período do inverno, momento propício para continuar o trabalho.
É preciso que toda comunidade se MOBILIZE e se prontifique a fazer sua parte bem como, cobrar dos governos municipal, estadual e federal, o empenho na destinação de recursos para tocar as outras três etapas que estão por fazer do projeto de contenção salienta o vereador".

Vereador faz articulações política em prol de Ilha Grande

" Na última quanta-feira (04), o vereador Edmar ' O Sargento' estando em Teresina, teve a oportunidade de falar com os três deputados ( Dr. Helio, Magalhães e João de Deus), gostaria de reforçar o pedido aos parlamentares estaduais que ajudem a Ilha Grande, seja destinando recursos e projetos, uma vez que tiveram apoio dos ilhagrandenses assim, como outros deputados para estarem no parlamento estadual, para fazerem o melhor pelo Piauí e sua população".

Parabéns Papai


" No ultimo dia (03/03/15), seu Raimundo Doca ( pai do vereador Edmar ' O Sargento) comemorou 88 anos de vida, os filhos, irmãos e amigos, participaram da homenagem a esse pescador artesanal e agricultor, na Ilha Grande-PI região Delta do Parnaíba"

Canto do Igarapé e Cal Recebem visita de Retroescavadeira


"Ontem a tarde (02) , o vereador Edmar 'O sargento', juntamente com o chefe do departamento de transporte da prefeitura municipal de Ilha Grande, o Junior do cachimbo, visitaram as comunidades Canto do Igarapé e bairro Cal, no intuito de viabilizar a ida da retroescavadeira para atender demandas e necessidades destes povoados.
E a noite a convite o vereador esteve ainda participando de reunião na comunidade Pedra do Sal com a presença do Instituto Chico Mendes da Bio Diversidade (ICMBio), a pauta tratou das instalações dos resorts na região".

Ginásio de Esportes






" Hoje (01/03/15) pela manhã, o vereador Edmar 'O Sargento', esteve visitando as instalações do 1º ginásio poliesportivo de Ilha Grande, construídos com recursos do governo federal (localizado na comunidade Barro Vermelho), e ver em loco o DESCASO como o atraso da entrega da obra no prazo (segundo a placa o equipamento deveria ser entregue em 6 meses), também pude ver a ação dos vândalos que estão depredando e levando materiais da obra (como portas, fios luminárias e pichações), uma obra inacabada, na escuridão e sem qualquer vigilância, é terra de ninguém é caminho aberto pros delinquentes, desocupados e sem consciência que depredam e prejudicam a comunidade.
Uma obra que vai custar pros cofres públicos e ao bolso do contribuinte o valor de R$ 506.749.26 (quinhentos e seis mil reais, setecentos e quarenta e nove reais e vinte seis centavos), não pode tomar o mesmo rumo da QUADRA anterior, que não foi concluída e nem muito menos entregue a comunidade.
Vou primeiramente acionar os órgãos responsáveis sendo a Secretaria Municipal de Educação e o chefe do poder executivo municipal para que tome as devidas providências, finaliza o vereador".

Falta de Água, De Novo


" FALTA D' ÁGUA... Anoiteceu e amanheceu sem água nas torneiras da Ilha Grande, a não ser quem tem uma caixa para armazenar água, mesmo morando numa ilha rodeada d' água, na beira do rio, com o inverno colaborando, mas o descaso continua.
Hoje (01/03/15) pela manhã, o vereador Edmar ' O Sargento' foi abordado por populares reclamando e ao mesmo tempo querendo saber o que houve com a água, me coloquei a disposição para irmos amanhã no escritório local da AGESPISA. Nosso gabinete na câmara municipal está a disposição de todos@ que querem RECLAMAR seus direitos, ficarei no aguardo de quem vai aparecer por lá, estarei esperando um grupo para fazermos uma visita no escritório da empresa".

Hortas Comunitárias




Grupo da agricultura familiar, se reuniram para avaliar, discutir e planejar o trabalho com HORTAS COMUNITÁRIAS, o grupo se reuniu na casa da dona Socorro Binú no bairro Baixão, o encontro foi positivo uma vez que cada um dos presentes, puderam avaliar e ao mesmo tempo opinar a respeito do trabalho. Ficou já marcado data, local e horário da 1º FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR, com produtos das hortas comunitárias de Ilha Grande, logo estaremos divulgando a programação completa.

Já pensou se esses produtos fossem absorvidos pela merenda escolar do nosso município? sei que falta organizar melhor as famílias, a produção e o apoio por parte da gestão municipal local, uma vez que o repasse da merenda escolar é gasto praticamente com fornecedores de fora da ILHA GRANDE-PI. Acredito que ainda há tempo de darmos a volta por cima e sairmos da condição de 'SUBSISTÊNCIA' acresenta o vereador Edmar 'O Sargento' .

Matéria do Portal do Catita sobre Pedra do Sal


" MEIO AMBIENTE NO DELTA DO PARNAÍBA... Ministério Público Federal investiga denúncia de depredação na região do Delta do Rio Parnaíba.
Para abertura do inquérito o procurador considerou a representação, encaminhada por João Batista Alves Pereira, Presidente da Colônia de Pescadores e Pescadora Z-7 e Norma Sueli Nascimento de Sousa, Presidente da Associação dos Moradores e Pescadores da Pedra do Sal, na qual requerem “a anulação imediata das licenças (pré-licenças e licenças ambientais e operacionais) concedidas pela Secretaria Estadual de Meio e Recursos Hídricos (SEMAR) e com parecer do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aos empreendimentos Parque Eólico Complexo DELTA na localidade da Pedra do Sal, da empresa TRACTEBEL e ÔMEGA, que pretende ampliar sua área de usina afetando diretamente a vida da população da referida comunidade, e a PURE RESORTS ENSEADA PARNAÍBA LTDA, consórcio que inclui também as empresas Ilha Grande Investimento S/A, Investimentos Imobiliários Internacional S/A e LCID Projetos Turísticos e Ecológicos Ltda., que objetiva implantar um Resort e um grande condomínio habitacional (400 unidades), causando impacto direto no ecossistema da APA Delta do Parnaíba, área de grande biodiversidade e território de pesca artesanal de mais de 10 mil famílias de pescadores, pescadoras, marisqueiras e pequenos agricultores que cuidam, trabalham e residem nessas terras, alguns com origem familiar de 200 anos.
Fonte: Portal do Catita - 12-02-15

Noticia do Pro Parnaiba sobre Pedra do Sal

População da Pedra do Sal não quer outro parque eólico

Diante da possiblidade da instalação de um novo parque eólico na praia da Pedra do Sal, a Prefeitura de Parnaíba encomendou uma pesquisa ao Data AZ por conta da insatisfação dos moradores daquela comunidade. Através da pesquisa realizada em fevereiro deste ano foi possível constar que os moradores reprovam as usinas eólicas pela falta de compromisso com aquela população.
As principais queixam estão relacionadas aos prejuízos na criação de animais, a mudança da vegetação, a poeira e a lama, o ruído, danos as moradias, a coleta de frutas para o comércio comprometida, o desmatamento da vegetação, o acesso restrito as áreas das torres, a falta de indenização, o desemprego, entre outros problemas. Diante da insatisfação da comunidade da Pedra do Sal, comprovada pela pesquisa, o prefeito Florentino Neto se reuniu na noite de segunda-feira (09/03) no colégio João Silva com os cidadãos para ouvir suas insatisfações.
Os representantes de associações expressaram a constrangimento com o desacordo e a falta de compromisso dos empresários dos parques que tem produzido a energia e o município, mais precisamente a comunidade, não tem recebido retorno, somente prejuízos. Segundo as associações, a comunidade da Pedra do Sal reprovou a postura dos empresários que instalaram as usinas, com compromisso quase nulo com a cidade.
O prefeito se posicionou a favor da população; falou do processo de regularização fundiária, das propriedades, que está em andamento; da futura transformação da comunidade da Pedra do Sal em um distrito e da exigência do que foi prometido e não foi cumprido. A intervenção será feita através do Ministério Público.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com
http://www.proparnaiba.com/redacao/2015/03/populacao-da-pedra-do-sal-nao-quer-outro-parque-eolico.html

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes