Leia a Bíblia...

29/05/2015

Moção de Congratulação e Louvor ao Pedro Militão

Dia (27) na seção ordinária da câmara municipal de veradores, às 20h o vereador Edmar 'O Sargento', fez HOMENAGEM à família do Sr. Pedro Miltão pela luta de preservação e proteção da natureza na localidade SAQUINHO".
A Homenagem foi em forma de uma Moção de Congratulação e Louvor, que foi aprovada por unanimidade, cujo texto, na íntegra, está publicado abaixo:

Sr. Presidente,
Sras. Vereadoras
Srs. Vereadores


MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR

Manifesta congratulação e louvor pela luta de preservação da área do Saquinho/Pontal ao Sr. Pedro Manoel de Sousa Costa, o Sr. Pedro Militão.
Considerando que desde a antiguidade, onde a área era ocupada por seus antepassados indígenas vem a tradição de preservação, passada de pai para filho, incluindo traços físicos, a tradição cultural, no modo de viver e a religião.
Considerando que esta tradição tem-se fortalecido com o passar dos tempos e mostrando-se a necessidade da preservação da terra. Cultivamos cajueiros, carnaúbas, muricis, coqueiros, dendês, limaozeiros, buritis, bananeiras, azeitonas roxas, todas as frutas e árvores pertencentes à mata nativa.
Considerando que a área habitada por este grupo familiar fica situada dentro da Área de Proteção Ambiental – APA Delta do Parnaíba, no município de Ilha Grande-PI.
Considerando que o pai do Sr. Pedro Militão, Sr. Manoel Joaquim de Sousa - Ruga Militão (1912-1994), pai de 07sete filhos, todos criados nesta comunidade, e a mãe: Maria Antonia da Costa, contavam diversas histórias passadas pelos seus pais.
Considerando que Segundo tradição verbal, passada de pai para filhos, até os dias de hoje, Ana Frota, foi a primeira moradora do Saquinho/Pontal, conta-se que ela veio estabelecer morada na região no tempo da Balaiada, Revolta popular ocorrida no Maranhão, Piauí e ceará, entre os anos de 1838 e 1841. Conta-se ainda que o Pontal era porto de recrutamento do povo para ir para a guerra e que ainda não tinha ajuntamento populacional em Morros da Mariana, Pedra do Sal e Labino. Sendo que a partir daí estes três lugares foram povoados. Segundo relatos os Militão se aparentaram com a descendência de Ana Frota, continuando a habitar no local, desde esta época.
Submeto ao plenário esta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR ao Senhor Pedro Militão, pela relevância histórica, cultural e de preservação ambiental da localidade Saquinho, município de Ilha Grande.
Ilha Grande(PI), 27 de maio de 2015
Edmar Pereira dos Santos
Vereador PT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes